segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Religião e Expressão

Créditos: Manoela Raulino
Você sabia que nós podemos expressar a nossa religião tanto através do modo de falar como também através de alguns gestos e atitudes que tomamos? Pois é! Existem algumas palavras no nosso vocabulário que estão diretamente ligadas a uma grande variedade de religiões.
As maiores contribuições lingüísticas dadas aqui no Brasil se devem às religiões cristãs (catolicismo e protestantismo), mas também é possível encontrar na boca do povo expressões pertencentes aos cultos africanos, por exemplo, e até palavras referentes a crenças orientais como o termo “zen”. Os gestos também entram nessa onda, como é o caso de algumas pessoas que batem três vezes na madeira para “isolar” as energias negativas.
A revista Língua, em sua 102ª edição, abordou justamente essa temática e apontou expressões lingüísticas e gestuais utilizadas por todos os brasileiros, independente de religião. São palavras e gestos que já fazem parte do cotidiano de todos e, às vezes, são empregados sem nem se dar conta dessa religiosidade. A matéria é de Jean Lauand. Confira abaixo! (Por Manoela Raulino)

Fé linguística
Tradicionais - "Vai com Deus!", "Fica com Deus!", "Se Deus quiser..." (o que a familiaridade brasileira com o divino se permite acrescer: "E Ele há de querer!").
Ecumênicas - Vindas do relativamente recente "boom" de evangélicos, espíritas e outros, como os "Misericórdia!", "Ô glória!", "Axé", e o referir-se ao interlocutor como "Fulano do céu" etc.

Bênção - Virou sinônimo de qualquer sucesso (financeiro, profissional etc.).

Votos - São tantos os votos de caráter religioso que, para esses casos, em vez de dizer "sim" empregamos "Amém" (usada nos cultos também na função conativa: "- Amém, irmãos!").

Por Deus! - Interjeição para expressar inesperado final feliz ("Por Deus, o carro foi perda total, mas ninguém se machucou") e, curiosamente, situações surpreendentes: "Olha, por Deus, éramos favoritos, mas perdemos de 4 x 0!".

Gestos comunicativos
Também nos gestos temos ampla gama de traços de linguagem religiosa, que vai dos pulinhos (a Iemanjá e São Longuinho) ao envio de energia (positiva, negativa) com as mãos para o campo. O “auto benzimento” para a proteção contra qualquer mal antes de sair de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário