quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Igreja Anglicana aprova a ordenação de mulheres bispas

A Igreja Anglicana da Inglaterra aprovou no último mês que mulheres também possam ocupar cargos de bispos. Considerada com uma decisão histórica, as mulheres agora poderão liderar igrejas e a se igualar internamente com as posições que antes só eram ocupadas por homens.

A decisão foi tomada em uma reunião com bispos, vigários e membros comuns da igreja em York, no norte da Inglaterra. Para ser implantada, a nova lei precisava de uma maioria de dois terços dos votos nas três câmaras da Igreja.

O debate sobre a ordenação de mulheres na Igreja Anglicana durava mais de 50 anos. A última decisão favorável a elas foi há dois anos, quando conquistaram o direito ao sacerdócio. Hoje, mais de 20% dos sacerdotes anglicanos são mulheres.

A proposta foi rejeitada pela última vez em 2012, mas desde então ganhou apoios e o novo líder da Igreja, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby - um ex-executivo da indústria petrolífera - apoia a 'enorme mudança cultural', em suas palavras.

A Igreja da Inglaterra é uma cisão da católica e é a mãe da Igreja anglicana, que tem 80 milhões de fiéis e presença em 165 países. Já existem bispos mulheres nas igrejas anglicanas dos Estados Unidos e Austrália.

Uma vez aprovado, o tema agora será debatido no Parlamento, aprovado pela rainha Elizabeth II e depois voltará ao sínodo (reunião da Igreja) como uma formalidade. A primeira mulher a conquistar o bispado pode ser ordenada ainda este ano.

Daniel Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário