segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Política e Religião: uma mistura explosiva

As pombas presentes no monumento do giradouro do final da Av. Beira Rio
Créditos: Manoela Raulino

Durante as eleições de 2010 para governador da Paraíba a política virou palco de uma batalha religiosa entre os concorrentes mais fortes ao cargo naquele ano. Quem não se lembra das acusações feitas ao candidato Ricardo Coutinho (PSB) pela oposição que afirmava que o mesmo estava “oferecendo” a cidade ao diabo através de monumentos colocados em giradouros durante sua administração como prefeito?
Por causa disso a população pessoense colocou “apelidos carinhosos” nas esculturas espelhadas pela cidade. Todas são obras de artistas renomados como o paraibano Luiz de Farias Barroso, que produziu a escultura “Revoar”, presente no bairro do Bessa, que representa a vôo do pássaro em busca do infinito. Esse monumento, por exemplo, é pejorativamente chamado de “pomba-gira” e faz uma alusão negativa à entidade do candomblé.
Depois de toda a confusão entre os partidos a Câmara Municipal de João Pessoa pautou esse assunto e houve debate em uma sessão especial. Na época, foi discutido a liberdade de culto e o preconceito à diversidade religiosa, principalmente às religiões afro. Clique no link abaixo e veja a matéria sobre essa sessão na Câmara Municipal de João Pessoa. (por Manoela Raulino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário