sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Uma parte da história conhecida como intolerância

Descrição para cegos: foco na mão de uma pessoa que está tocando piano.

Por Marayane Ribeiro

O ser humano nunca precisou procurar muitos motivos para praticar a violência. Qualquer animosidade ou divergência já é fator para provocar uma grande guerra. O filme O Pianista (2002) tem como principal cenário a Polônia e o início da proibição dos direitos dos judeus no país - a construção dos campos de concentração e o extermínio em massa desse povo, durante a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de se esperar encontrar apenas dor e sofrimento – não que estes não estivessem presentes – um entre milhares ousou sonhar com a música e defender suas crenças. Szpilman, personagem principal da trama é pianista e mora com sua família em um bairro simples da cidade de Varsóvia e vê sua vida e de todos que ama começar a desmoronar com a grande perseguição contra os seguidores de sua religião, o judaísmo.

O filme traz vários momentos tristes e violentos, tentando ser o mais fiel possível ao trágico momento enfrentado pelos judeus na época. Szpilman e sua família são levados para uma parte da cidade onde é construído um muro para separar essa ala do restante do país. Medidas de violência não são, em nenhum momento, poupadas. O pianista acaba se separando de sua família em um dado momento e precisa procurar pessoas em quem possa confiar para continuar sobrevivendo fora do “gueto”, como é chamado o local separado pelo muro.
        O longa consegue, mesmo trazendo uma história tão triste, mostrar coisas boas em meio a um contexto tão violento e desolador. Momentos de solidariedade são constantemente trocados entre os personagens como a divisão de um pequeno caramelo para quatro pessoas – o que, para mim, é a cena mais bonita do filme.

7 comentários:

  1. Polonia nazista"? No! Shame on you! Poland was occupied by Nazi Germany! The Germans killed millions of Polish Catholics and terrorized the population. Please make a correction!

    ResponderExcluir
  2. Nazis eran agresores que ocuparon Polonia y Sying Fue Polonia nazi es un grave acto de difamación . Era alemán nazi ocupó Polonia . Por favor, no cambiar la historia y corregir la falsa declaración .

    ResponderExcluir
  3. Nazistas eram agressores que ocuparam Polônia e Saying Fue Polônia nazista é um grave ato de difamação . Era alemão nazista ocupa Polônia . Por favor , se mudar a história e corregir a falsa declaração .

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    O filme "O Pianista" é um filme muito interessante e comovente, mas quando as pessoas falam sobre a historia europeia é muito importante fazer investigações porque a historia de Europa é muito complicada.

    A frase "Polônia nazista" é incorrecta e, como outras pessoas escreveram naqueles comentários, também ofensiva. Polônia NUNCA foi nazista. Polônia foi OCUPADA pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial mas os poloneses, ao contrário dos franceses, nunca colaboraram com os alemães. Para as pessoas que não conhecem a historia da Polônia e Europa essa frase quer dizer que os poloneses foi nazistas mas nos sabemos que isso não é verdade - os poloneses foi as vítimas de alemães. Pede-se por isso o favor de se proceder à correcção do artigo. A frase "Polônia ocupada pelos alemães" é correcta e mais clara para as pessoas que não conhecem a historia polonesa e europeia.

    Obrigada,

    Anna-Jane

    ResponderExcluir
  5. Vou ter mais cuidado de agora em diante com os termos e com as fontes. O que a gente escreve, principalmente, por ser um profissional dedicado justamente à informações, tem que ser minuciosamente verificado. Esse erro não cometo mais.

    ResponderExcluir