quarta-feira, 15 de março de 2017

Mudança no Enem atende reivindicação de sabatistas

Descrição para cegos: foto da estudante Erika Sabrina olhando para a câmera (foto: arquivo pessoal)

Por Manuel Machado

Neste mês de março o MEC anunciou o resultado da consulta publica promovida entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Consulta esta que tinha por objetivo a discussão de uma possível modificação do dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No período da consulta diversas mobilizações em prol da mudança foram feitas nas redes sociais pelos sabatistas. O resultado de todo o movimento foi que o MEC atendeu a voz dos 42,30% dos candidatos que optaram pela aplicação da prova em dois domingos consecutivos, excluindo o sábado como dia de aplicação. O anúncio da mudança foi comemorado por sabatistas em todo o Brasil.

A prova do Enem, desde sua primeira aplicação, vinha ocorrendo em dias seguidos: sábado e domingo. No entanto, o sábado é tido para os sabatistas como dia sagrado e, por isso, no período entre o pôr do sol da sexta e o pôr do sol do sábado, é reservado apenas para adoração e comunhão. Isso os impedia de participar regularmente das provas do Enem.

A solução proposta pelo MEC nos últimos anos foi obrigá-los a comparecer no local das provas no horário de entrada de todos os outros candidatos e confiná-los em salas aguardando o fim do período sabático.
A estudante Érika Sabrina diz que “era extremamente cansativo permanecer encarcerada em sala de aula até depois do pôr do sol, para enfim iniciar a prova”. Ela está “feliz com o resultado da consulta e a decisão do MEC em retirar o sábado como dia de aplicação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário