segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Você já ouviu falar do MyStealthyFreedom?

Descrição para cegos: ilustração em estilo cartoonde mulher muçulmana sorrindo ao jogar seu hijab para o alto, acima de sua cabeça está escrita a palavra ‘freedom’

       Por Denis Teixeira  

        Desde a revolução de 1979, um novo código de vestimenta foi estabelecido no Irã: todas as mulheres muçulmanas devem utilizar o hijab em locais públicos e a quebra desta conduta acarreta numa série de punições.
         Se você procurar por hijab no Google, vai ver que o termo tem origem na palavra árabe “hajaba”, que significa esconder, se ocultar dos olhares, estabelecer distância. Enquanto MyStealthyFreedom, do inglês, pode significar “Minha liberdade secreta” ou “Minha liberdade escondida”.
Mas, afinal, como essas coisas podem estar relacionadas?
       
 
          O MyStealthyFreedom é uma comunidade no Facebook que já conta com mais de um milhão de curtidores e se trata de um movimento protagonizado por corajosas mulheres iranianas que registram a si mesmas removendo os seus véus em lugares públicos.
Daí o nome: uma alusão à liberdade quanto ao uso do hijab. Um protesto contra as leis iranianas que não somente regem o modo como se vestem, como também como praticam sua religião.
         Masih Alinejad, jornalista muçulmana e moderadora da página no Facebook, explica em vídeo as motivações e vivências que a levaram a dar início ao movimento. O MyStealthyFreedom não é sobre banir o hijab, mas sobre escolher usá-lo ou não. Veja o vídeo clicando aqui(Por Denis Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário