terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Uma simples questão: O que é Deus?

Descrição para cegos: cartaz do filme. Nele, um conjunto de fotos de pessoas de diversas partes do mundo forma uma interrogação. O ponto de baixo da interrogação é substituído pelo globo terrestre.

Élida Almeida

Oh My God (Meu Deus, título em português), é um documentário lançado em 2009 pelo cineasta australiano Peter Rodger. Ele percorreu diversas parte do mundo para perguntar a pessoas das mais diferentes culturas, idades e religiões (ou não) “O que é Deus? ”.
O documentário tem 98 minutos e é espantoso como Peter conseguiu apresentar uma variação de religiões, rituais e questões tabu em um curto espaço de tempo. O sacrifício de animais em cultos religiosos, a questão do território da cidade de Jerusalém, a intolerância religiosa para com outras religiões, a violência e o preconceito como consequência, as tragédias da vida, como doença e desastres naturais e mesmo a dúvida sobre a existência de Deus são aspectos abordados nesse documentário.

As apresentações dos rituais servem por diversas vezes como plano de fundo para a fala do entrevistado (seja um líder religioso ou praticante da religião), dando um bonito e diversificado visual ao material.
O ponto mais relevante é que, ao final do que foi apresentado, o cineasta não toma partido em nenhuma das questões que foram surgindo no decorrer do documentário. Tendo o cuidado de mostrar todos os pontos de vistas das partes envolvidas, ele deixa para o telespectador decidir quem é Deus para cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário