quarta-feira, 24 de maio de 2017

Em debate: intolerância religiosa

Descrição para cegos: foto de líderes religiosos. Na direita, um bispo católico, vestido com um terno cinza, escrevendo algo em um impresso que tem sobre o joelho. No centro, um representante do Islã, vestindo uma espécie de túnica preta com detalhes dourados. E na esquerda, um líder budista vestido com um terno amarelo.

Manuel Machado

Diante de uma triste realidade de sectarismo religioso vivenciado em diversas partes do planeta, muito se tem pensado em minimizar o alto índice de intolerância religiosa no mundo. Constantemente, em debates e discussões em diversas instituições e órgãos, o problema da intolerância religiosa faz-se presente na pauta.

No dia 26 de abril deste ano foi realizado o Seminário da Sociedade Civil União Européia-Brasil em Direitos Humanos. Nesse evento foram reunidos representantes de organizações brasileiras e europeias para discutir temas ligados à temática de direitos humanos, dentre eles, a intolerância religiosa.O evento foi realizado em Bruxelas, na Bélgica.
Esse seminário foi preparatório para diálogo oficial entre a União Européia e o Brasil sobre direitos humanos, que ocorreu no dia 27 de abril, também na mesma cidade.As organizações do movimento ecumênico brasileiro foram responsáveis em abordar e sugerir recomendações para o tema intolerância religiosa.
O evento é relevante, dentre muitos outros motivos, pelo espaço de discussão e conscientização de um problema que afeta diversos grupos. Felizmente o ambiente de diálogo tem sido reproduzido, mesmo que em passos curtos, em outros múltiplos locais, como escolas, universidades, etc. Acreditamos que tais diálogos são passos básicos, porém de primordiais importância para a minimização do sectarismo religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário