quarta-feira, 1 de junho de 2016

Por trás da batina

Por Elisa Damante



O vencedor do Oscar de melhor filme em 2016 é um suspense produzido por Josh Singer e Thomas McCarthy. Spotlight - segredos revelados conta a história de um grupo de jornalistas dos Estados Unidos que desvenda casos de pedofilia dentro da Igreja Católica na cidade de Boston. Todos os incidentes foram reais.
Aqui na Paraíba, mais precisamente no município de Guarabira, um padre está sendo investigado pelo mesmo crime. A Diocese o afastou de todas as funções sacerdotais até o fim das investigações.
O filme retrata que após um longo processo de apuração por parte dos jornalistas, foram constatados mais de 90 padres envolvidos em casos de pedofilia apenas na cidade de Boston. Após a publicação das matérias denunciativas, aproximadamente 1.500 vítimas testemunharam outros escândalos.
É preciso, sim, ressaltar que os casos são isolados e não condizem com as práticas da igreja, mas o número assusta. Assusta pela quantidade e, principalmente, por vir de uma instituição religiosa forte e fundamentalista. A mesma que prega em sua doutrina, dogmas excludentes a minorias.



Do alto de um altar, os representantes religiosos que praticam atos inadequados abusam de seu poder. Fortalecem-se no nome de Deus. Fazem da hóstia uma kryptonita contra os fiéis, tentando enfraquecer os oponentes (ou vítimas), tornando-os vulneráveis. Suas batinas tornam-se uma espécie de capa de super-vilão: eles podem tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário