terça-feira, 5 de abril de 2016

O que une as diferenças é amor


             Por Ivone Beatriz

Quebrando todas as barreiras de um conservadorismo enraizado, o Papa Francisco mais uma vez vem mostrar que veio para trazer uma nova visão do que é ser cristão. Ele já havia dado muito o que falar, quando abordou temas polêmicos que pouco são debatidos no ambiente religioso. Neste vídeo, ele veio trazer algo maior. 
        Muito me é questionando, por ser católica praticante, sobre o que deve e o que não deve ser aceito pela igreja. Assuntos como homossexuais, aborto e divórcios são constantes na minha vida religiosa. É difícil falar. É difícil explicar e é mais difícil ainda ser aceita por ter determinado pensamento. O preconceito também machuca os que acreditam, e por incrível que pareça fazer parte da "crença predominante" não é tão fácil quanto parece. 
      
  
        A intolerância não é só não aceitar o outro. A intolerância não é só constranger o outro. A intolerância não é só um ato ativo. É exatamente na passividade que encontramos o porquê do ser intolerante. A intolerância vem do medo de ser contagiado com os pensamentos diferentes e acabar aceitando a perspectiva do outro. Vem do medo de aprender a amar acima de todas as diferenças. Vem do medo de entender que você não é superior. De aceitar que você é igual.
        Francisco em nenhum momento veio ferir o papel de um representante religioso, como alguns dizem. Não veio quebrar ou modificar as tradições da igreja católica. Francisco veio lembrar aos intolerantes que acima da religião vem o amor. Veio lembrar que Deus ensinou nada mais nada menos do que o amor, do que amar. Ele se entregou por amor e nós insistimos em esquecer isso. 
        Obrigada Jorge Mario Bergoglio, por não nos deixar esquecer que aceitar o outro não nos faz menos católicos, que amar as diferenças não nos torna menor que ninguém, que acolher os oprimidos não é ser frágil. Ser e sentir o Outro é a melhor forma de se aproximar de Cristo. Você vem nos lembrando um dos maiores ensinamentos de um grande homem que passou por nós. Não vou me permitir esquecer jamais. Vou sempre amar o outro como a mim mesma e isso o senhor vem me mostrando da melhor forma:amando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário