A
professora do Departamento de Ciências da Religiões da UFPB Eunice Simões é
doutora em Sociologia e mestre em Teologia. Em 2012 concluiu pós-doutorado em
Ciências das Religiões na Universidade Metodista de São Paulo. Como docente da
UFPB, ela ministra aulas na graduação e na pós-graduação de Ciência das
Religiões e lidera grupo de pesquisa em Antropologia do Imaginário. O colóquio
foi realizado por Fernanda Chagas, Kilder Cavalcanti, Luís Carlos Cunha e
Marayane Ribeiro.
PARTE 1 - Aqui a professora fala sobre o ideal para se ensinar religião no ensino fundamental.
PARTE
2 (vídeo acima).
A
professora Eunice Simões explica o grande desafio do ensino religioso para
educadores e alunos, devido à diversidade existente em nosso país e como os
professores podem se preparar melhor para ministrar a disciplina.
PARTE
3 (vídeo acima).
Aqui,
a professora Eunice Simões fala sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas
escolas e por que, num Estado dito laico, ainda existe a obrigatoriedade dessa
matéria em escolas públicas.
PARTE
4 (vídeo acima).
A
professora Eunice aborda a questão do uso de símbolos religiosos em locais públicos,
a expressão “Deus seja louvado” na cédula brasileira e os feriados religiosos
que compõem o calendário do país.
PARTE
5 (vídeo acima).
A
professora Eunice Simões fala sobre o não exercício dos preceitos da laicidade
nas aulas de ensino religioso nas escolas públicas e como promover a
diversidade religiosa na sala de aula, abrangendo a questão da diversidade e da
neutralidade.
PARTE
6 (vídeo acima).
A
professora fala sobre a promoção da diversidade religiosa pelas escolas
públicas e o predomínio da religião de base na família, criando uma espécie de
conflito ou barreira para a abertura do conhecimento sobre outras religiões e
suas culturas e como isso pode ser contornado na relação entre pais e filhos.
PARTE
7 (vídeo acima).
A
professora Eunice Simões diz sobre como a democracia deve atuar em situações
que abrangem aspectos íntimos de cada religião, a exemplo do o juramento à
bandeira no serviço militar obrigatório, que constrange adeptos de algumas
religiões que não concordam em fazer um juramento que não seja ao próprio Deus,
como é no caso dos Testemunhas de Jeová.
PARTE
8 (vídeo acima).
Aqui,
a professora Eunice comenta algumas práticas religiosas que criam situações delicadas
na relação entre seus devotos e a sociedade. É o caso das Testemunhas de Jeová,
que não aceitam transfusão de sangue; dos Adventistas do Sétimo Dia com relação
a concursos públicos e outras atividades que ocorrem no sábado; e como se tem
avançado para a resolução desses impasses e qual seria a atitude correta a ser
adotada pelo Estado.
PARTE 9 (vídeo acima).
Aqui, a professora Eunice
Simões responde ao questionamento sobre
o ingresso de líderes religiosos no âmbito da política, destacando como a
religião influenciaria, mesmo que indiretamente, a política no país e a importância
de ter representantes políticos envolvidos diretamente no cenário religioso.
PARTE 10 (vídeo acima).
Nesta parte, a professora
Eunice Simões explica como o ensino religioso pode contribuir para diminuir os
conflitos entre jovens e a lei.
PARTE 11 (vídeo acima).
Como lidar com questões
religiosas, quando estas batem de frente com os princípios da maioria? Nesta
parte, a professora Eunice Simões comenta a questão de como o fundamentalismo
religioso entra em choque com as crenças da sociedade.
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