quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

II Colóquio sobre Diversidade Religiosa – com a professora Eunice Simões

A professora do Departamento de Ciências da Religiões da UFPB Eunice Simões é doutora em Sociologia e mestre em Teologia. Em 2012 concluiu pós-doutorado em Ciências das Religiões na Universidade Metodista de São Paulo. Como docente da UFPB, ela ministra aulas na graduação e na pós-graduação de Ciência das Religiões e lidera grupo de pesquisa em Antropologia do Imaginário. O colóquio foi realizado por Fernanda Chagas, Kilder Cavalcanti, Luís Carlos Cunha e Marayane Ribeiro. 

PARTE 1 - Aqui a professora fala sobre o ideal para se ensinar religião no ensino fundamental.







PARTE 2 (vídeo acima).

     A professora Eunice Simões explica o grande desafio do ensino religioso para educadores e alunos, devido à diversidade existente em nosso país e como os professores podem se preparar melhor para ministrar a disciplina.



PARTE 3 (vídeo acima).

     Aqui, a professora Eunice Simões fala sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas e por que, num Estado dito laico, ainda existe a obrigatoriedade dessa matéria em escolas públicas.



PARTE 4 (vídeo acima)

     A professora Eunice aborda a questão do uso de símbolos religiosos em locais públicos, a expressão “Deus seja louvado” na cédula brasileira e os feriados religiosos que compõem o calendário do país. 



PARTE 5 (vídeo acima)

     A professora Eunice Simões fala sobre o não exercício dos preceitos da laicidade nas aulas de ensino religioso nas escolas públicas e como promover a diversidade religiosa na sala de aula, abrangendo a questão da diversidade e da neutralidade.



PARTE 6 (vídeo acima).

     A professora fala sobre a promoção da diversidade religiosa pelas escolas públicas e o predomínio da religião de base na família, criando uma espécie de conflito ou barreira para a abertura do conhecimento sobre outras religiões e suas culturas e como isso pode ser contornado na relação entre pais e filhos.



PARTE 7 (vídeo acima)

     A professora Eunice Simões diz sobre como a democracia deve atuar em situações que abrangem aspectos íntimos de cada religião, a exemplo do o juramento à bandeira no serviço militar obrigatório, que constrange adeptos de algumas religiões que não concordam em fazer um juramento que não seja ao próprio Deus, como é no caso dos Testemunhas de Jeová. 



PARTE 8 (vídeo acima).

     Aqui, a professora Eunice comenta algumas práticas religiosas que criam situações delicadas na relação entre seus devotos e a sociedade. É o caso das Testemunhas de Jeová, que não aceitam transfusão de sangue; dos Adventistas do Sétimo Dia com relação a concursos públicos e outras atividades que ocorrem no sábado; e como se tem avançado para a resolução desses impasses e qual seria a atitude correta a ser adotada pelo Estado.



PARTE 9 (vídeo acima).

     Aqui, a professora Eunice Simões  responde ao questionamento sobre o ingresso de líderes religiosos no âmbito da política, destacando como a religião influenciaria, mesmo que indiretamente, a política no país e a importância de ter representantes políticos envolvidos diretamente no cenário religioso.



PARTE 10 (vídeo acima).

     Nesta parte, a professora Eunice Simões explica como o ensino religioso pode contribuir para diminuir os conflitos entre jovens e a lei.



PARTE 11 (vídeo acima).

     Como lidar com questões religiosas, quando estas batem de frente com os princípios da maioria? Nesta parte, a professora Eunice Simões comenta a questão de como o fundamentalismo religioso entra em choque com as crenças da sociedade.

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