terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ciência e religião: antagonismo criado pelo ser humano

Descrição para cegos: símbolo relacionado ao átomo, junto com
o símbolo do taoísmo no meio e um terço à direita.


Por: Marayane Ribeiro

Ciência e religião quase sempre caminharam em lados opostos. Os defensores de uma consideram que a outra não explica tudo o que é necessário. Enquanto a ciência só acredita no que é provado e passível de reprodução, a religião não precisa de provas para crer. A partir desse conflito, a arrogância de alguns cientistas incomoda o fanatismo de muitos religiosos e vice versa.


Por mais antagônica que seja a relação entre as duas, elas não precisam ser “rivais”. O que uma não compreende a outra enxerga com mais facilidade. Uma não é melhor do que a outra, isso é apenas mais uma das ideias de superioridade criadas pelo ser humano.
Se religião e ciência podem trabalhar juntas, por que estabelecer uma relação de antagonismo entre as duas? O que poderia ser um grande benefício para o mundo, acaba sendo mais uma das inúmeras divergências provocadas pelo ser humano.
O fato de não haver explicação para um determinado fenômeno, não quer dizer que seja uma superstição. É possível argumentar e analisar uma especulação de forma logicamente disciplinada, como faz a metafísica. O que não pode acontecer é ignorar tudo o que até o momento não pode ser provado cientificamente, nem “fechar os olhos” para todos os benefícios que a ciência pode trazer para a sociedade.
O texto abaixo é de Alexandre Alex, formado em engenharia, escritor, estudioso das religiões e administrador do blog Deus, Ciência e Religião. Ele utilizou um artifício muito bacana para colocar em oposição ciência e religião, mas de uma forma que deixa claro que as duas têm seus acertos e erros.

O antagonismo entre religião e ciência

A Religião é perfeita, a Ciência erra; a Religião é completa, a Ciência, dinâmica; a Religião é imutável, a Ciência evolui; a Religião cria dogmas, a Ciência, teorias; a Religião é verdade, a Ciência, realidade; a Religião promete, a Ciência realiza; as religiões divergem, as ciências convergem, a Religião tem servos, a Ciência, cooperadores; o religioso acredita, o cientista, duvida; o religioso tem esperança, o cientista, age; o religioso crê em Deus, o cientista no homem; o religioso segue líderes, o cientista, os fatos; o religioso crê sem investigar, o cientista investiga para crer, o religioso tem fé, o cientista, evidências; a Religião tem muitos livros antagônicos como a Bíblia, o Corão e o Veda, a Ciência, um único livro harmônico, a Natureza; a Religião perseguiu e assassinou muitos cientistas e a Ciência matou seu único Deus.”

Aqui, você confere o texto original.


Nenhum comentário:

Postar um comentário