segunda-feira, 19 de maio de 2014

“Sem religião” tomam espaço no cenário religioso da PB

Ultimo censo do IBGE apresenta aumento do número de pessoas que dizem não ter religião no estado da Paraíba.

Créditos: Cançãonova.com
A Paraíba é um estado tradicionalmente católico, porém essa crença tem perdido cada vez mais terreno para outras religiões. O número de pessoas migrando do catolicismo para outros credos vem crescendo e representa grandes fatias da sociedade, como demonstra o comparativo entre os censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos anos 2000 e 2010.

Segundo o estudo, esse fenômeno não ocorre apenas no estado paraibano e sim em todo o país. De acordo com a pesquisa, a religião que mais tem crescido nacionalmente é a evangélica, representando, em 2000, cerca de 26,2 milhões, ou 15,4% da população.  Já em 2010, esse numero aumentou para 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros.
No entanto o número de pessoas que se declaram sem religião é o que chama mais atenção. No Brasil, em 2000, 7,5 % da população se disse sem religião. Em 2010, esse contingente cresceu para 8%, o que equivale a 15 milhões de pessoas.
Em entrevista ao G1 RS, o antropólogo Rodrigo Toniol, estudioso do Núcleo de Estudos de Religião da UFRGS, declarou que o fato de alguém não ter religião não significa que este não tenha fé.
“Quem se declara como sem religião é, sobretudo, jovem, com idade média de 26 anos. Eles não rejeitam valores religiosos, mas sim a institucionalidade ou até mesmo a mediação de sacerdotes ou de uma igreja, por exemplo”, afirmou o estudioso.
Na Paraíba não foi diferente. Essa opção religiosa tem crescido muito, relativamente a outras crenças. No ano de 2000, em pesquisa do IBGE referente a esse tema, com aproximadamente três milhões de paraibanos, mais de 180 mil disseram ser “sem religião”. Já em 2010 o censo apresentou um aumento no qual mais de 213 mil pessoas se declararam sem religião.

Por Manoela Raulino




Nenhum comentário:

Postar um comentário