terça-feira, 13 de maio de 2014

Documentário questiona discurso de igrejas evangélicas e discute a espetacularização da fé



 Foto: Divulgação

Lançado no início do mês, o documentário em curta-metragem Capital da Fé aborda um tema bastante polêmico: a exploração financeira praticada por igrejas evangélicas.

Dirigido por Gabriel Santos, o filme traz entrevistas com o autor do livro Neopentecostais, Ricardo Mariano, e o líder do Movimento pela Ética Evangélica, Paulo Siqueira, além de pastores evangélicos. O objetivo é debater, sob diferentes perspectivas, o discurso das igrejas neopentecostais e a espetacularização da fé no Brasil.

A formação teológica dos pastores e os testemunhos de fieis durante os cultos também são aspectos questionados no curta-metragem. Para alguns dos entrevistados, relatos de cura de doenças e ascensão financeira são forjados. Capital da Fé também aborda a apropriação indevida de versículos nos cultos protestantes. “A forma como se lê a Bíblia tem que ser revista”, alerta o pastor Ricardo Gondim, um dos entrevistados na produção audiovisual.

A relação das novas igrejas evangélicas com o sistema capitalista também é abordada no filme. “Nós preferimos que vocês façam a oferta em cartões”, diz um representante de uma igreja enquanto os chamados obreiros circulam no local com máquinas de cartões de crédito.

Assista ao documentário Capital da Fé:



Por: Amanda Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário