sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O Enem e a intolerância religiosa

Descrição para cegos: a imagem mostra o logotipo do Enem no canto esquerdo da foto. No canto direito da foto está escrito a abreviatura "enem". Logo abaixo está escrita a frase "Exame Nacional do Ensino Médio". E no canto inferior direito da foto está escrito "2016". 

Por Chrisley Wellen

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve como tema da redação deste ano “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
Esse tema dividiu opiniões. Foi visto com bons olhos por quem é contra a intolerância e não agradou a quem pratica. A importância de discutir o assunto rendeu elogios ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela elaboração das provas do Enem.
O fato de o Enem proporcionar a discussão sobre o assunto é extremamente importante para provocar a reflexão nos praticantes de diferentes religiões, a fim de eles perceberem que podem conviver pacificamente. A contribuição do Mec e do Inep ao propor temas com tamanha relevância para nossa sociedade é significativa.

        A proposta de redação provoca nos jovens reflexão sobre o assunto, pois eles precisam sugerir uma proposta de intervenção para solucionar esse problema. O ideal seria que esta linha fosse adotada a partir de agora nas provas do Enem, o que obrigaria as escolas a valorizarem uma formação humanizadora. No entanto, o Governo que assumiu a direção do país aponta em outra direção, como se constata na sua proposta de reforma para o ensino médio.
Uma das coisas mais necessárias para o fim da intolerância religiosa é o diálogo, a consciência de que cada um tem a liberdade de acreditar no que achar mais coerente e, em casos mais extremos, a possibilidade de uma reforma ideológica, para que possamos viver em uma sociedade baseada no respeito e no amor ao próximo. E não no ódio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário