segunda-feira, 4 de maio de 2015

Efeitos do islamismo em Hijab – mulheres de véu

Descrição para cegos: Paulo Halm ao lado de uma das mulheres,
que usa um véu cor de vinho no cabelo.
Por Daniela Paixão

Dirigido por Paulo Halm, o documentário, com 78 minutos, explora a opção religiosa de seis mulheres, mostrando as consequências de suas relações diárias na família, escola e trabalho, num momento em que o preconceito contra os muçulmanos é crescente.
As cariocas Patricia, Zahreen, Jamille, Maria, Jamila e Marcela decidiram adotar o islamismo como religião e passaram a usar o Hijab, tradicional véu que cobre os cabelos das muçulmanas.
Marcela é professora; Jamile, socióloga; Patrícia, historiadora; Zahreen, agricultora; Jamila, advogada, e Maria, engenheira. Com exceção de Jamila, cuja família é de origem palestina, todas são convertidas (ou revertidas) por identificação com o Alcorão, o modo de vida e a cultura de países muçulmanos. Em alguns casos, isso as levou a enfrentar a oposição da família, que professava outra fé ou nenhuma.

No filme elas contam como se "reverteram" à religião islâmica, como lidam com dia-a-dia na cidade e como conheceram seus namorados ou cônjuges.
O documentário limita quase toda sua capacidade de dar um quadro mais completo dos contextos pessoais, ficando na defensiva dos valores islâmicos, inclusive quanto à poligamia masculina e contra os estereótipos "da mídia".
 "Mesmo coberta dos pés à cabeça, os homens ainda mexem comigo na rua, me chamam de gostosa", admite, às risadas, a agricultora Zahreen. "Quando você coloca o véu, vira alvo e estandarte", resume bem Jamile.
As mulheres ainda discutem a “vulgarização da sexualidade em público”, o preconceito e a sensação de conforto que provém o uso do véu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário