sábado, 28 de fevereiro de 2015

A montanha que Maomé tem de enfrentar

Descrição para cegos: muçulmanos caminhando em praça, à
luz do dia, com seus trajes característicos. Pôster de Ricardo
Coutinho no canto esquerdo da praça.
Por Luís Carlos Cunha

        Conhecidos pelos seus típicos costumes culturais e religiosos, os muçulmanos formam um importante grupo religioso que vem crescendo em todo o mundo. Como não poderia ser diferente, eles estão presentes no Brasil há muito tempo. Entretanto, apesar da presença histórica dos seguidores de Maomé no nosso país, o terrorismo e a violência praticados por fanáticos religiosos desencadeiam manifestações de preconceito que eles precisam enfrentar.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

A busca pela paz


Descrição para cegos: pomba da paz com um ramo
no bico representando o Cristianismo.
Por Fernanda Chagas

Muitas vezes, não compreendemos as relações entre diferentes culturas, nos tornando meros “ignorantes” em determinados aspectos; um deles se configura entre as relações diplomáticas e de poder, principalmente entre países que, em situações singulares, atraem os olhares do mundo.
O significado da palavra Religião diz tudo sobre o que precisamos e o que devemos fazer; derivada do latim re-ligare, ou seja, religar ou ligar novamente. Religar ou unir os seres humanos independente de sua cor, de sua condição social, orientação sexual ou denominação.
Um exemplo da força religiosa entre países com rotinas e culturas diferentes foi o fim de alguns embargos constituídos entre Estados Unidos e Cuba durante a Guerra Fria. A interferência do Papa Francisco nessa negociação diplomática nos transmitiu o quanto as religiões são fundamentais para o estabelecimento do entendimento e das boas relações entre as pessoas e o mundo, trazendo sempre o desejo da procura pela união e pela paz.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Educar para os Direitos Humanos

Descrição para cegos: mãos negras e brancas segurando
o globo terrestre, em um fundo azul com nuvens.

Por Fernanda Chagas


A técnica da exceção exerce uma força contra os Direitos Humanos, fazendo com que as pessoas sejam privadas da busca pela liberdade. Segundo Castor Bartolomé, um dos participantes do VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos, ocorrido em dezembro de 2014 na UFPB, a exceção traz, mesmo sem intenção para tal, um poder soberano onde o Estado decreta o que fazer, estabelecendo, assim, formas de controle radical da vida humana.
Vários exemplos de predominância da exceção são facilmente citados, como a criminalização dos movimentos sociais, enquadrando-os sob leis antiterrorismo, decretos contra estrangeiros, zonas de retenção humana, leis para controle de imigrantes e a suspensão da privacidade e da intimidade em virtude da segurança nacional. Há, entre tantos exemplos citados acima, uma ligação entre o capitalismo em vigor e os interesses das classes dominantes.
A mesa de debates do VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos sobre o tema Educar para nunca mais explanou a simples direção da educação para a conscientização dos jovens sobre a democracia e o exercício vivo dos Direitos Humanos. Os integrantes da mesa foram Castor Bartolomé Ruiz, da Unisinos; Clodoaldo Meneguello, da Unesp, e Sandra Raggio, integrante da Comisión Provincial de la Memoria, Argentina.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pesquisa analisa posição da igreja católica no Cariri, durante a ditadura

Descrição para cegos: foto de perfil de Danielly Pereira sorrindo
para a câmera.

Para isso, foram analisadas matérias veiculadas pelo jornal Ação, periódico semanal da Diocese do Crato, no Ceará. O estudo foi feito pela professora de Direito da Universidade Regional do Cariri, Danielly Pereira. O trabalho analisou notícias, editoriais e artigos de opinião publicados pelo jornal de 1964 a 1985. Ouça a entrevista que fiz com Danielly. (Marayane Ribeiro).