Descrição para cegos: foto da professora Maria José falando durante o colóquio. Em primeiro plano aparece a câmera, em cujo visor aparece a palestrante. |
A professora Maria José Torres Holmes foi a convidada da
turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da
Paraíba para o V Colóquio sobre Diversidade Religiosa, ocorrido no dia 15 de
setembro de 2016. Ela é uma das coordenadoras do Fórum Nacional Permanente do
Ensino Religioso (Fonaper). Tem mestrado em Ciências das Religiões pela
Universidade Federal da Paraíba, especialização em Gestão Escolar e graduação
em Pedagogia. Atuou como professora da rede pública estadual por 29 anos, sendo
12 como professora de Ensino Religioso na Educação Infantil, no Ensino
Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. O Colóquio foi organizado por Chrisley
Wellen, Douglas de Oliveira, Jéssica Soares e Lylyanne Braz.
CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:
1 – As
formas de Ensino Religioso
A professora explica as diferenças e semelhanças entre o
ensino religioso confessional, ecumênico e fenomenológico.
2 – A disciplina Ensino Religioso
- A
convidada explica o processo de implantação da disciplina de Ensino Religioso
na rede municipal de educação de João Pessoa, em 2006.
3 – Interferência da família
- Neste
vídeo, a professora relaciona a atuação da família com o Ensino Religioso.
4 –O direito de ter ou não religião
- Maria
José Torres Holmes explica que todos os alunos têm o direito de ter ou não a uma
religião, de acreditar ou não em Deus e que a escola deve respeitar isso.
5 – Metodologia para o Ensino Religioso
- A
professora explica que não existe metodologia específica para o Ensino
Religioso e que cada professor tem a sua forma de trabalhar. A única
recomendação é não impor religião aos alunos, pois essa não é a finalidade da
disciplina.
6 – Respeito à crença do aluno
- Maria
José Torres Holmes explica que o Ensino Religioso deve respeitar a crença de
cada aluno e trabalhar o respeito pela diversidade.
7 – Importância de ensinar a diversidade religiosa
- A
professora diz que o ensino da diversidade religiosa é papel da escola. Ensinar
o credo é papel das congregações e das famílias.
8 – Escola sem partido
- A
professora Maria José Torres Holmes diz ser totalmente contra o projeto de lei
da Escola Sem Partido que, segundo ela, é um retrocesso.
9 – Conflitos religiosos na sala de aula
- A
professora sugere conduta do professor diante de conflitos religiosos na sala
de aula.
10 – Sincretismo religioso
- A professora fala sobre o diálogo entre as religiões e o
intercâmbio que acarreta o sincretismo religioso. Ela ainda ressalta a
importância de uma coexistência pacífica.
11 –O terrorismo justificado com o
islamismo
- Maria José Torres Holmes explica
que a discussão sobre a relação do terrorismo com o islamismo deve estar
presente em sala de aula, pois é um caso de preconceito, exclusão e fanatismo
religioso e a diversidade religiosa é contra todas essas ações.
12 –Obrigatoriedade
do ensino religioso
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