domingo, 13 de novembro de 2016

V Colóquio de Diversidade Religiosa, com Maria José Torres Holmes

Descrição para cegos: foto da professora Maria José falando durante o colóquio. Em primeiro plano aparece a câmera, em cujo visor aparece a palestrante.


A professora Maria José Torres Holmes foi a convidada da turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba para o V Colóquio sobre Diversidade Religiosa, ocorrido no dia 15 de setembro de 2016. Ela é uma das coordenadoras do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper). Tem mestrado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba, especialização em Gestão Escolar e graduação em Pedagogia. Atuou como professora da rede pública estadual por 29 anos, sendo 12 como professora de Ensino Religioso na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. O Colóquio foi organizado por Chrisley Wellen, Douglas de Oliveira, Jéssica Soares e Lylyanne Braz.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:


1 – As formas de Ensino Religioso

A professora explica as diferenças e semelhanças entre o ensino religioso confessional, ecumênico e fenomenológico.







2 – A disciplina Ensino Religioso

- A convidada explica o processo de implantação da disciplina de Ensino Religioso na rede municipal de educação de João Pessoa, em 2006.





3 – Interferência da família

- Neste vídeo, a professora relaciona a atuação da família com o Ensino Religioso. 




4 –O direito de ter ou não religião
- Maria José Torres Holmes explica que todos os alunos têm o direito de ter ou não a uma religião, de acreditar ou não em Deus e que a escola deve respeitar isso.





5 – Metodologia para o Ensino Religioso

- A professora explica que não existe metodologia específica para o Ensino Religioso e que cada professor tem a sua forma de trabalhar. A única recomendação é não impor religião aos alunos, pois essa não é a finalidade da disciplina. 




6 – Respeito à crença do aluno

- Maria José Torres Holmes explica que o Ensino Religioso deve respeitar a crença de cada aluno e trabalhar o respeito pela diversidade.




7 – Importância de ensinar a diversidade religiosa

- A professora diz que o ensino da diversidade religiosa é papel da escola. Ensinar o credo é papel das congregações e das famílias.




8 – Escola sem partido

- A professora Maria José Torres Holmes diz ser totalmente contra o projeto de lei da Escola Sem Partido que, segundo ela, é um retrocesso.





9 – Conflitos religiosos na sala de aula

- A professora sugere conduta do professor diante de conflitos religiosos na sala de aula.





10 – Sincretismo religioso

- A professora fala sobre o diálogo entre as religiões e o intercâmbio que acarreta o sincretismo religioso. Ela ainda ressalta a importância de uma coexistência pacífica.





11 –O terrorismo justificado com o islamismo

- Maria José Torres Holmes explica que a discussão sobre a relação do terrorismo com o islamismo deve estar presente em sala de aula, pois é um caso de preconceito, exclusão e fanatismo religioso e a diversidade religiosa é contra todas essas ações. 






12 –Obrigatoriedade do ensino religioso

- A professora explica como, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o ensino religioso deve acontecer nas escolas, inclusive as obrigações das instituições privadas e das públicas. 


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