quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Perspectivas para um diálogo possível

dialogo
Descrição para cegos: pintura com o fundo laranja. Abaixo,
nuvens violetas e cinzas. No centro, uma mão roxa aberta com
um olho no centro da palma da mão. À esquerda, ser humano com
cabeça de peixe e à direita um ser humano com cabeça de pato.
Ambos aproximam suas mãos de um coraçãoque está no
 centro da imagem.
Jesús Moran, copresidente dos Focolares, durante um discurso na Universidade de Mumbai, falou sobre a possibilidade do diálogo entre diferentes religiões. Usando referências de outros pensadores, Morán traça uma reflexão sobre a inerência da capacidade de diálogo ao ser humano e sobre alguns conceitos de verdade atrelados à existência do homem, com base em uma linha de pensamentos dialógicos judaico-cristãos. Para conferir o discurso na íntegra, clique aqui. (Douglas de Oliveira)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Heranças religiosas dos indígenas

Descrição para cegos: cinco velas dispostas juntas e sem ordem
no chão de terra. Galhos de uma planta com folhas verdes
próximos às velas. Mulher vestida com touca e roupas brancas,
abaixada no chão, segurando um objeto em formato de cano fino
que interage com as velas.
A mistura étnica acompanha intrinsecamente toda a formação cultural e social das nações. O sincretismo religioso, marcado pela incorporação de práticas e filosofias entre duas ou mais “instituições de fé”, representa essa mistura. A Umbanda, produto do Espiritismo, Catolicismo e Candomblé, também carrega consigo algumas raízes dos indígenas. O Catimbó compartilha com os umbandistas alguns elementos de seus cultos. Neste texto, você entenderá a relação entre essas duas religiões. (Douglas de Oliveira)

domingo, 13 de novembro de 2016

V Colóquio de Diversidade Religiosa, com Maria José Torres Holmes

Descrição para cegos: foto da professora Maria José falando durante o colóquio. Em primeiro plano aparece a câmera, em cujo visor aparece a palestrante.


A professora Maria José Torres Holmes foi a convidada da turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba para o V Colóquio sobre Diversidade Religiosa, ocorrido no dia 15 de setembro de 2016. Ela é uma das coordenadoras do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper). Tem mestrado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba, especialização em Gestão Escolar e graduação em Pedagogia. Atuou como professora da rede pública estadual por 29 anos, sendo 12 como professora de Ensino Religioso na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. O Colóquio foi organizado por Chrisley Wellen, Douglas de Oliveira, Jéssica Soares e Lylyanne Braz.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:


1 – As formas de Ensino Religioso

A professora explica as diferenças e semelhanças entre o ensino religioso confessional, ecumênico e fenomenológico.




segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Religiões e democracia

Descrição para cegos: professor Fábio Py sentado em um banco
de madeira, usando camisa xadrez azul. Ao fundo, plantas na
parede de reboco aparente.
Uma das sessões do portal do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) discute a relação entre religiões e democracia a fim de estimular o respeito e o ecumenismo. Clicando aqui, você confere uma entrevista com Fábio Py, doutor em Teologia, acerca de questões como a influência do Cristianismo no Congresso Nacional, a pouca visibilidade de religiões de matriz africana, e o papel da Bíblia tanto na legitimação de posturas antidemocráticas quanto ao fomento às diversidades. (Douglas de Oliveira)

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Um relato sobre a Gira

Descrição para cegos: dois homens em trajes brancos, cobrindo
o cabelo com touca e chapéu brancos, aparentemente em uma
Gira de Umbanda.
São incontáveis os casos em que a religião ajuda a resgatar pessoas da depressão. Miguel Jerônimo, que confessa ter vivenciado muitos conflitos internos, faz um belo relato sobre a cura que encontrou na Umbanda. Em um texto publicado no site Umbanda Eu Curto, o rapaz fala acerca de sua resistência inicial à religião, da quebra do seu próprio preconceito ao participar da Gira, e da mudança de perspectivas proporcionada pela filosofia umbandista. Clique aqui e confira o relato. (Douglas de Oliveira)

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Espiritualidades e Saúde

Descrição para cegos: a imagem mostra, em primeiro plano, duas mulheres assistindo ao fórum. Em segundo plano, sentados atrás de uma mesa de madeira, estão os reprresentantes das tradições religiosas que participaram do evento. 

Por Chrisley Wellen

A Universidade Federal da Paraíba sediou um evento no dia 25 de outubro a respeito da relação entre Espiritualidades e Saúde. O objetivo foi discutir as espiritualidades e a relação dessas tradições religiosas com o bem-estar e a saúde. O evento reuniu representantes das tradições Jurema Sagrada, Hatha Yoga, Espiritismo Kardecista, Xamanismo e Cristianismo.
O I Fórum Acadêmico Tradições e Práticas Acadêmicas em Espiritualidade e Saúde foi organizado pelo grupo de pesquisa Nous – Espiritualidade e Saúde e pelos alunos da disciplina Espiritualidade e Saúde do curso de Ciências das Religiões. O mediador foi o professor Thiago Antônio Avellar de Aquino, doutor em Psicologia Social pela UFPB.