sexta-feira, 28 de outubro de 2016

(In)tolerância religiosa

Descrição para cegos: a imagem mostra a professora Deborah Cabral, no canto esquerdo da foto, olhando para a professora Suelma Moraes que está falando ao microfone, no lado direito da foto, e olhando para Deborah. Suelma está apoiando os braços em uma mesa de madeira. Ao fundo, uma parede de tijolos aparentes.

Por Chrisley Wellen


A palavra tolerância vem do latim “tolerare”, que significa suportar, aceitar. De acordo com o dicionário Aurélio, é o ato de indulgência ou condescendência perante algo que não se quer ou não se pode impedir. A indulgência está relacionada com a clemência, tolerância e o perdão; é o ato de absolver alguém de um castigo ou punição. Já a condescendência tem relação com a ação de concordar com algo, embora tenha vontade de recusá-lo.
        Dito isto, compreendemos a carga negativa que a palavra tolerância traz em sua essência. E porque se fala tanto em tolerância quando a palavra de ordem deveria ser respeito? Pense, a palavra respeito vem do latim “respectus” - que é um sentimento positivo - significa “olhar outra vez” e tem como sinônimos o apreço, a consideração e a deferência.
       

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Minicurso discutiu religião e escola

Descrição para cegos: a foto mostra o professor Matheus Zica  com o braço apoiado numa mesa de madeira. Ao fundo, uma parede de tijolos aparente.

O evento aconteceu na última terça-feira, promovido pelo Centro de Educação da UFPB. Teve como tema Religião e Corpo na Escola: Entre as Descobertas e a Opressão e foi ministrado pelo professor Matheus Zica, do Departamento de Ciências das Religiões. Na sua apresentação ele abordou diversidade religiosa, ensino religioso, escola, relação da igreja com o Estado, espiritualidade e religião. Ouça a matéria que fiz com Matheus Zica para o programa Espaço Experimental que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 KHz), produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB. (Chrisley Wellen)


domingo, 16 de outubro de 2016

A propagação do Protestantismo

Descrição para cegos: professora Véronique Gauthier, de pé,
falando ao microfone.

Um estudo realizado pela professora Véronique Gauthier, da Universidade de Strasbourg, França, analisa o crescimento de igrejas e fiéis protestantes no Peru. A pesquisa se baseia na tese de que condições de exclusão e crise social favorecem a conversão massiva ao Protestantismo. Véronique se utiliza da Teoria do Reconhecimento, geralmente ausente no Catolicismo, para explicar o processo de adesão à religião protestante. Clique aqui para ler o texto completo. (Douglas de Oliveira)

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Seminário discutiu Ensino Religioso e Laicidade na UFPB

Descrição para cegos: foto do professor Deyve Redyson apoiado com o braço direito em um móvel. Atrás dele, uma parede de tijolos aparentes. Nas mãos ele segura um papel e uma caneta esferográfica. 


O seminário aconteceu no dia 3 de outubro e foi promovido pelo Centro de Educação da UFPB. Teve como tema O Ensino Religioso – Contratempos entre a cultura e a Laicidade. e foi ministrado pelo professor Deyve Redyson, chefe do Departamento de Ciências das Religiões. Na sua exposição, ele abordou diversidade religiosa, religião, religiosidade, espiritualidade, ensino religioso, laicidade e direitos humanos. Ouça a matéria que fiz com Deyve Redyson para o programa Espaço Experimental que vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 KHz), produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB. (Chrisley Wellen)

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Valores Humanos e Religião

Descrição para cegos: a imagem mostra o professor Valdiney Gouveia falando ao microfone no estúdio. 

Para a edição do último dia 1º, o Espaço Experimental entrevistou o professor Valdiney Gouveia, do Departamento de Psicologia da UFPB, sobre a influência dos valores humanos no compromisso religioso. Ele foi entrevistado pela repórter Elisa Damante. O Espaço Experimental é produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB e vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, na Rádio Tabajara AM (1.110 KHz). (Chrisley Wellen)