Por Daniela Paixão
"Coexista” significa existir juntamente ou ao mesmo tempo. Como resposta ao ciclo de violência em algumas regiões de Jerusalém, o artista polonês Piotr Mlodozeniec criou uma marca em que a palavra Coexist foi reproduzida usando símbolos de diversas religiões, com o crescente islâmico como o C, a estrela de Davi, do judaísmo, como o X, e a cruz do cristianismo como o T.
Coexistir, nesse caso, sugere a ideia de convivência pacífica entre as religiões, convivência que pressupõe o respeito às crenças e aos preceitos de outros credos sem o abandono ou sincretismo dos mesmos. A marca criada por Mlodozeniec foi bastante divulgada em shows de artistas pelo mundo afora e atualmente mais símbolos religiosos foram agregados à logo.
Embora muitos duvidem da possibilidade da convivência pacífica entre religiões e até promovam ações para incentivar a intolerância, o diálogo inter-religioso vem sendo estimulado pela maioria das denominações religiosas. O caminho que devemos buscar está bem claro: é o do respeito ao próximo. Respeitar independente de crença, cultura, raça, classe social ou religião. Coexistir é o primeiro passo para a convivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário