quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Contra a discriminação do hijab

Descrição para cegos: captura de tela do vídeo do depoimento de Charlyane Silva de Souza. Mostra, à esquerda, Charlyane usando o hijab e, à direita, o letreiro “Xenofobia: um crime silenciado” e, um pouco abaixo, seu nome.
As mulheres muçulmanas enfrentam, diariamente, atos de discriminação em países do Ocidente relacionados às vestes tradicionais islâmicas. O HuffPost Brasil apresenta uma reportagem com Charlyane Silva de Souza, brasileira que sofreu preconceito durante a realização de um exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por utilizar o hijab, véu tradicional muçulmano. Além desta, a matéria aborda outras situações de intolerância vivenciadas no país, que se tornam cada vez mais frequentes. Charlyane hoje faz parte da Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa da própria OAB. Clique aqui para ler a matéria na íntegra. (Júlia Xavier)

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Encontro abordou a influência midiática nas identidades religiosas


Descrição para cegos: foto do professor Júlio César falando em um microfone durante a sua palestra.

Nas palestras, foi demonstrado que, desde a antiguidade, o texto escrito e as histórias transmitidas por gerações influenciavam nas identidades. Hoje, a diversidade de mídias tornou o processo mais eficiente. O evento ocorreu no dia 27 de outubro, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. A palestra principal foi ministrada pelo professor Júlio César Adam, da Faculdade Superior de Teologia no Rio Grande do Sul, doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha. O repórter Robson Martins entrevistou o professor Júlio César para o Espaço Experimental, programa produzido pela Oficina de Radiojornalismo do Curso de Jornalismo da UFPB que vai ao ar todos os sábados nos 1.110 KHz da Rádio Tabajara AM. (Élida Almeida)

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Lutero e as 95 teses que completam 500 anos

Descrição para cegos: imagem do vídeo mostrando Martin Lutero no lado esquerdo e uma ilustração do documento que continha 95 teses do movimento.

No dia 31 de outubro, a reforma protestante completou 500 anos de existência. O canal Nerdologia, do YouTube, que apresenta conteúdos sobre biologia e história, disponibiliza um vídeo apresentando todo o contexto histórico e os conflitos enfrentados no início do movimento liderado por Martinho Lutero. 500 anos da Reforma Protestante, é narrado pelo autor, o historiador Filipe Figueiredo, e com o auxílio de animações conta este episódio e o surgimento de uma das religiões com maior número de praticantes do mundo. Para conferir o vídeo clique aqui. (Élida Almeida)